Construção
de um termômetro a gás didático[1]
No
âmbito das atividades do PIBID da Licenciatura em Física do campus São Paulo do IFSP, na escola
conveniada E. E. Levi Carneiro, foi montado um termômetro a gás com material de
baixo custo, o que facilitou a discussão sobre alguns conceitos da Física.
Partindo de um roteiro inicial, buscou-se alternativas com materiais diversos,
assim como com seu uso efetivo em sala de aula, até que foi possível a montagem
de um dispositivo que esta oficina reproduz.
Objetivo:
- Construir
um termômetro a gás.
- Discutir
seu funcionamento recorrendo aos conceitos físicos envolvidos como, por
exemplo, calor, temperatura e processos de troca de calor.
1.
Construção do termômetro
Materiais:
1 Mangueira cristal 1/8” x 1.5mm x
1,4m (mangueira de aquário)
1 Recipiente (vidro) de 50ml com tampa
1 Punção 4mm
1 Lima triangular 5mm
1 Régua 30 cm
1 Vela
500g de gelo
1 Recipiente
Montagem:
1.
Faça
um furo na tampa do recipiente de modo que ao encaixar a mangueira ela fique
bem justa.
2.
Encaixe
a mangueira no furo do lado de cima da tampa e puxe uns dois centímetros para
baixo.
3.
Verifique
se ficou bem vedado, se necessário, use parafina (vela) para vedar.
4.
Coloque
a extremidade da mangueira sem a tampa na água submergindo 2 cm, tampe a outra
extremidade da mangueira com o dedo e retire-a da água.
5.
Tampe
o recipiente completamente, sem deixar a água contida na mangueira escorrer.
2. Usando o termômetro e discutindo
Física:
- O que você acha que acontecerá com a coluna d’água da
mangueira se você aproximar sua mão do recipiente de vidro sem tocá-lo? E
o que você acha que acontecerá se você abraçar o recipiente de vidro com uma
de suas mãos? Anote suas hipóteses.
- E o que você acha que acontecerá com a coluna d’água
da mangueira se você mergulhar o recipiente de vidro na água com gelo?
Anote suas hipóteses.
- Discuta suas hipóteses com seus colegas.
- Aproxime sua mão do recipiente de vidro sem tocá-lo
e observe o que acontece com a coluna d´água. Aconteceu o que você previu?
- Abrace o recipiente de vidro com uma de suas mãos e
observe o que acontece com a coluna d´água. Aconteceu o que você previu?
- Mergulhe o recipiente de vidro na água com gelo e
observe a coluna d´água. Aconteceu o que você previu.
- Que conceitos
físicos podem nos ajudar a compreender / explicar o que aconteceu com a
coluna d´água na mangueira nas três situações, ou seja, o funcionamento do
termômetro? São explicações distintas?
Obrigados por sua
atenção.
[1]Este roteiro foi apresentado na
Oficina O37 do XX SNEF, IFUSP, São Paulo, Jan/2013, sob coordenação do Prof.
Cassio de Siqueira Lima, supervisor do PIBID da E. E. Levi Carneiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário