O evento tem como foco discutir e apresentar metodologias e ferramentas que auxiliem os professores de física, a tornar o ensino- aprendizagem com os alunos mais atrativo, compreensível e abrangente.
No evento além de apresentar os trabalhos sob diversos focos e de diversas partes do país, também ocorreram oficinas e cursos diversos para aumentar o leque dos professores.
Na quarta feira, dia 23, foi apresentado o trabalho EXPERIMENTAÇÃO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA APLICAÇÃO PARA O ENSINO DA TERMODINÂMICA NO PIBID, no qual este trabalho foi desenvolvido na escola Walfredo, apresentando resultados positivos na melhora do desempenho dos alunos assistidos pelo programa.
Resumo do trabalho
Em nível de Escola Básica, mas
não somente, a introdução da dimensão histórica tem o potencial de tornar o
conteúdo científico a ser trabalhado em sala de aula mais interessante,
abrangente e compreensível, especialmente por aproximá-lo do universo cognitivo
não só do aluno, mas do próprio homem, que, mesmo antes de conhecer a linguagem
científica, já constrói historicamente tudo que conhece e se apropria ao longo
do seu desenvolvimento enquanto ser pensante. (Carvalho, 1992) Paralelamente, o
reconhecimento e a compreensão das principais características de determinado
fenômeno natural requer experimentar, ou seja, pôr a mão na massa e observar
comportamentos e padrões relacionados a esse objeto sob condições diversas, que
não são, necessariamente, complexas. Neste trabalho apresentamos um modelo
didático simples, acessível e de baixo custo, construído a partir de uma
pesquisa histórica sobre as contribuições de Heron de Alexandria para a Física.
Como principal resultado concreto, reproduzimos um modelo relacionado a um de
seus trabalhos intitulado EOLÍPILA, no qual pudemos estudar o princípio de
funcionamento de uma máquina térmica. Esse modelo foi desenvolvido em
conformidade com uma versão apresentada no texto original do “Pneumáticos”, do
próprio Heron, com o intuito da aplicá-lo em sala de aula e estudar alguns
conceitos básicos da Termodinâmica. Portanto, a partir da construção desse
dispositivo, o contexto histórico em que a eolípila surgiu torna-se mais
evidente para os alunos, permitindo interlocuções com aspectos sociais daquela
época. Realizado junto a uma escola assistida pelo PIBID, esse conjunto de
ações obteve como resultado observável a melhora no interesse e na dedicação
dos alunos na disciplina de Física.
No Simpósio foi possível encontrar trabalhos diversificados.
Para quem tiver curiosidade sobre as comunicações orais, palestras, mesas redondas e pôsteres apresentados, basta entrar no site abaixo e baixar o trabalho que mais lhe interessar.
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/programa/
Basta clicar no item de seu interesse, que uma nova pasta se abrirá com os nomes dos trabalhos.
Abaixo, fotos do evento.
![]() |
Apresentação do trabalho desenvolvido na escola Walfredo pela profa. Fabiana Soares. |
![]() |
prof. Admilson Navarro, atrás a pesquisadora em história da ciência e também profa. Juliana Hidalgo(UFSCar) e profa. Elizênia (IFSP) |
![]() |
prof. João Zanetic(USP) |
![]() |
peça Copenhagem |
![]() |
Apresentação de trabalho do prof. Henrique Shiino(IFSP) |
![]() |
Apresentação de pôster dos profs. Robson Marcelo, Angélica Gouveia e Daniel Palaria IFSP |
![]() |
Museu Catavento- O UNIVERSO |
![]() |
Adicionar legenda |
![]() |
Mercado Municipal |
Nenhum comentário:
Postar um comentário