quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA- SNEF 2013

O SNEF deste ano foi realizado na Cidade Universitária- USP, do dia 21 ao dia 25 de janeiro.
O evento tem como foco discutir e apresentar metodologias e ferramentas que auxiliem os professores de física, a tornar o ensino- aprendizagem com os alunos mais atrativo, compreensível e abrangente.
No evento além de apresentar os trabalhos sob diversos focos e de diversas partes do país, também ocorreram oficinas e cursos diversos para aumentar o leque dos professores.

Na quarta feira, dia 23, foi apresentado o trabalho EXPERIMENTAÇÃO E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA APLICAÇÃO PARA  O ENSINO DA TERMODINÂMICA NO PIBID, no qual este trabalho foi desenvolvido na escola Walfredo, apresentando resultados positivos na melhora do desempenho dos alunos assistidos pelo programa.

Resumo do trabalho

Em nível de Escola Básica, mas não somente, a introdução da dimensão histórica tem o potencial de tornar o conteúdo científico a ser trabalhado em sala de aula mais interessante, abrangente e compreensível, especialmente por aproximá-lo do universo cognitivo não só do aluno, mas do próprio homem, que, mesmo antes de conhecer a linguagem científica, já constrói historicamente tudo que conhece e se apropria ao longo do seu desenvolvimento enquanto ser pensante. (Carvalho, 1992) Paralelamente, o reconhecimento e a compreensão das principais características de determinado fenômeno natural requer experimentar, ou seja, pôr a mão na massa e observar comportamentos e padrões relacionados a esse objeto sob condições diversas, que não são, necessariamente, complexas. Neste trabalho apresentamos um modelo didático simples, acessível e de baixo custo, construído a partir de uma pesquisa histórica sobre as contribuições de Heron de Alexandria para a Física. Como principal resultado concreto, reproduzimos um modelo relacionado a um de seus trabalhos intitulado EOLÍPILA, no qual pudemos estudar o princípio de funcionamento de uma máquina térmica. Esse modelo foi desenvolvido em conformidade com uma versão apresentada no texto original do “Pneumáticos”, do próprio Heron, com o intuito da aplicá-lo em sala de aula e estudar alguns conceitos básicos da Termodinâmica. Portanto, a partir da construção desse dispositivo, o contexto histórico em que a eolípila surgiu torna-se mais evidente para os alunos, permitindo interlocuções com aspectos sociais daquela época. Realizado junto a uma escola assistida pelo PIBID, esse conjunto de ações obteve como resultado observável a melhora no interesse e na dedicação dos alunos na disciplina de Física.

No Simpósio foi possível encontrar trabalhos diversificados.
Para quem tiver curiosidade sobre as comunicações orais, palestras, mesas redondas e pôsteres apresentados, basta entrar no site abaixo e baixar o trabalho que mais lhe interessar.

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xx/programa/

Basta clicar no item de seu interesse, que uma nova pasta se abrirá com os nomes dos trabalhos.

Abaixo, fotos do evento.
Flávia Dutra(dra. em matemática, pela USP), profa. Michele Oliveira(IFSP), profa. Danielle Faria(IFSP), profa. Fernanda Rocha(IFSP), profa. Fabiana Soares(IFSP), prof. Fernando Grillo(IFSP), prof. Ernesto Evangelista(IFSP), prof. Daniel Palaria(IFSP) e tirando a foto, prof. Admilson Navarro(IFSP)

Apresentação do trabalho desenvolvido na escola Walfredo pela  profa. Fabiana Soares. 

prof. Admilson Navarro, atrás a pesquisadora em história da ciência e também profa. Juliana  Hidalgo(UFSCar) e profa. Elizênia (IFSP)

prof. João Zanetic(USP)





peça Copenhagem


Apresentação de trabalho do prof. Henrique Shiino(IFSP)














Apresentação de pôster dos profs. Robson Marcelo, Angélica Gouveia e Daniel Palaria
IFSP







Museu Catavento- O UNIVERSO





Adicionar legenda















Mercado Municipal
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário